Aquecer e pintar as emoções livremente - Semana de Psicologia da FAT


Pensando na vivência que realizamos na Faculdade Anísio Teixeira (FAT), através do Mini Curso intitulado "Projeto de Intervenção com Vítimas de Violência", ao concluir essa tarde de aprendizado uma pergunta veio à minha mente:

Quais os caminhos que se abriram, ampliando nossa conquista no mundo da psicoterapia nesse processo de autoconhecimento?

Para Bakhtin (1997) um dos aspectos centrais da conversação é a sua orientação para o futuro, a ideia das palavras que provocam outras palavras e assim nascem as respostas. Pensando nesse contexto, a música evoca sentimentos que falam por nós, permitindo ampliar nosso campo de percepção.

Nessa tarde ouvimos varias melodias, buscando que o grupo expressasse livremente o corpo. Quando sentimos e observamos que a energia do grupo chegou ao máximo, pedimos para interromper a dança e começar a pintar. Pintar todos os impulsos e sentimentos que surgissem.


Quanta inspiração nesse momento!  Nasceu outra perspectiva acerca da condição humana, além de confrontar também com as minhas limitações. O motivo desse registro é encoraja-los a pensar, perceber o quanto levamos para o nosso corpo sintomas que não percebemos, travando o contato direto com a essência da capacidade inata do corpo de sentir, curar e saber.

Quero Agradecer à Coordenadora de Psicologia da FAT, docente, psicóloga e colega Iara Rios, por propiciar a liberdade de trazer nossa experiência de clínica com abordagem sistêmico-integrativa.

Em especial, agradeço a toda minha equipe de psicólogas atuantes no projeto GEDEM: Luana Lima, Rocío Quintana, Amanda Pope e Tânia Rodrigues, pelo estímulo e parceria, ampliando nossa conquista no mundo da psicoterapia em um processo de autoconhecimento, criando e recriando o lindo que habita em nós.


Confira as fotos do evento:
















Comentários

Postagens mais visitadas